sábado, 18 de junho de 2011

Vamos garimpar talentos?

Quem pode participar
A Assembléia Legislativa, em parceria com o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Educação, está garimpando talentos entre os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio das escolas públicas estaduais, municipais e federais de Minas, e vai homenagear o tricentenário das cidades de Ouro Preto, Mariana e Sabará, comemorado em 2011.
Objetivo
Fazer com que os estudantes relacionem a realidade em que vivem com a história de Minas Gerais. Segundo a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, que falou aos jovens durante o lançamento, a iniciativa é uma oportunidade de mostrar aos estudantes mineiros a importância da mineração na história do Estado. “Nós somos um estado com nome de Minas Gerais, então que outra coisa nos define mais do que o nosso patrimônio do minério, ouro, diamantes? É preciso que os jovens compreendam que o ferro, ouro, diamante são parte do nosso universo simbólico, da nossa vida, da nossa identidade e das nossas possibilidades como estado da federação. Esse concurso promove a revisitação da história à luz da contemporaneidade e é uma lição fundamentalmente de cidadania”, afirma.
Premiação
Como prêmio do concurso "Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas", 94 alunos em todo o Estado receberão laptops, assim como os professores que tiverem orientado os trabalhos vencedores. As escolas desses alunos também serão premiadas. Além disso, a Assembléia de Minas vai publicar um livro com as redações vitoriosas. Os vencedores serão premiados também com um passeio turístico a Ouro Preto.

Critérios de Avaliação
Cada estudante poderá participar com apenas uma redação, que deve ser produzida em sala de aula, sob orientação do professor. Os critérios de avaliação vão analisar coerência com o tema, a originalidade, a organização das ideias e a correção gramatical, entre outros aspectos. Clique aqui para acessar o regulamento do concurso.
Prazos
As escolas terão até 8 de julho para enviar as redações às Superintendências, que farão a seleção das melhores até 10 de agosto. A divulgação da lista final de vencedores está marcada para 1º de setembro, e a premiação está prevista para o mês de outubro.