domingo, 26 de junho de 2011

Matéria para pesquisa do tema da redação da SEE

Bandeirante Antônio Dias de Oliveira


Antônio Dias de Oliveira foi um bandeirante natural de Taubaté que se notabilizou por explorar o interior de Minas Gerais, no Brasil, sobretudo o vale dos rios Doce e Rio Piracicaba, em busca de riquezas minerais.
Deve ter sido isso em 1696, e Antônio Dias evidentemente ocupou o lado do nascente, local que ganhou seu nome.»
Teria partido de Taubaté à procura do Tripuí^. Antonil diz que alguns Paulistas tinham ido ao Tripuí, nome de estreito vale a montante de Ouro Preto e que primitivamente era nome que se estendia ao próprio Ouro Preto, e no rio um mulato teria achado grãos de metal que posteriormente vendeu em Taubaté a Miguel de Souza - e este, verificando ser ouro, seguira em busca dele, passando pelo Itaverava, onde reconheceu a existência de penhascoso vale, seguido por rio - o Ribeirão do Funil de hoje, ao lado do que se erguia o majestoso pico do Itacolomi - difícil de ser reconhecido, por pico que muda completamente de aspecto conforme o lado de onde é visto.
Antônio Dias, da Serra da Borda, avistou o Itatiaia, seguiu até o Rodeio, ganhando a serra de Pires (hoje Campo Grande), atravessou o Ribeiro da Cachoeira e subiu. Os primeiros descobridores, tendo entrado pela Itaverava; em busca do rio das VelhasClique aqui e continue lendo...
Participe: Como prêmio do concurso "Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas", 94 alunos em todo o Estado receberão laptops, assim como os professores que tiverem orientado os trabalhos vencedores. As escolas desses alunos também serão premiadas. Além disso, a Assembléia de Minas vai publicar um livro com as redações vitoriosas. Os vencedores serão premiados também com um passeio turístico a Ouro Preto.  Comece sua pesquisa nos fóruns da comunidade http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=112760317, a   melhor redação da sua escola será publicada aqui.