terça-feira, 10 de abril de 2012

Evite os perigos


Pai assistindo seu filho usando o computador

Talvez seja necessário você acessar uma sala de bate-papo, por exemplo, para fazer um trabalho escolar. Nesse caso, tome as seguintes precauções que o ajudarão a não cair nas armadilhas.
Primeiro, evite conectar-se à internet sozinho no seu quarto. Isso seria como passear sozinho pelas ruas escuras duma cidade desconhecida; estaria se expondo a problemas. Em vez disso, deixe o computador num lugar da casa onde outros possam ver facilmente o que está fazendo.
Segundo, promova uma comunicação melhor com seus pais, por mostrar a eles as páginas que está visitando na internet e explicar por que você precisa acessar determinada sala de bate-papo. Também, estabeleça um limite de tempo para ficar no computador e não o ultrapasse.
Terceiro, instale programas que filtrem o conteúdo das mensagens recebidas, protegendo-o de assédio sexual pela internet. Se receber propostas imorais, avise seus pais ou professor imediatamente. Em alguns países é crime adultos molestarem menores de idade com matéria sexualmente insinuante ou pornográfica. Eles devem ser denunciados à polícia.
Além disso, nunca dê seu nome, telefone ou endereço de casa ou da escola em que estuda para alguém que conhecer pela internet. E nunca aceite um convite para encontrar-se pessoalmente com alguém que conheceu numa sala de bate-papo.
Apesar de terem sido escritas há milhares de anos, as palavras do sábio Rei Salomão se aplicam aos perigos das salas de bate-papo: “A pessoa sensata vê o perigo e se esconde; mas a insensata vai em frente e acaba mal.” — Provérbios 22:3, Bíblia na Linguagem de Hoje.