Professor Warlen
Substância Pura e Mistura
Substancia: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são características.
Mistura: uma porção de matéria que corresponde a reunião de duas ou mais substancias puras. A partir do momento em que elas são reunidas, deixam de ser consideradas substancias puras.
Algumas misturas têm o comportamento igual ao de substâncias puras quando submetidas à ebulição e fusão, apesar de serem formadas por dois elementos ou compostos distintos. Elas podem se classificar em azeotrópica ou eutética:
Misturas Azeotrópicas: se comportam como se fossem substâncias puras em relação à ebulição, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da ebulição (PE constante).
Exemplos: álcool etílico + água, acetona + metanol, álcool etílico + clorofórmio.
Misturas Eutéticas: se comportam como se fossem substâncias puras no processo de fusão, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da fusão (PF constante).
Exemplos: ligas metálicas em geral. A solda é uma mistura eutética de Estanho e Chumbo. O bronze é uma mistura de cobre com estanho, impossível separar por fusão.
Mistura azeotrópica: PF varia e PE permanece constante. O intervalo de fusão é indicado após o líquido passar pelo estado sólido.
Mistura eutética: PF constante e PE variando. Repare que o intervalo de ebulição é indicado pela ascensão da reta, ou seja, a temperatura aumenta (varia), enquanto que o ponto de fusão é indicado pelo traço linear (constante).
CLASSIFICANDO AS MISTURAS
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Existe uma diferença entre solução e composto, as soluções não têm composição fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas soluções podem variar e estar em qualquer proporção.
Exemplos de misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de nitrogênio e oxigênio que apresenta aspecto homogêneo.
Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente. O granito é uma pedra cuja composição é feita por uma mistura heterogênea de quartzo, feldspato e mica, podemos ver pela diferença de cor de cada pedra.
A mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases, uma vez que fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Assista ao vídeo explicativo: Animação Misturas Animação 2
Aula dia 18/05 turma 13D
Bom dia queridos alunos, imprevistos acontecem, mas ainda bem que existem as tecnologias!
Vamos dar sequencia as nossas atividades sobre Processos de Separação de Misturas, estas atividades serão avaliadas, portanto, muita concentração e bom trabalho!
I - ANÁLISE IMEDIATA
(Alexandre Oliveira)
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância.
Para a separação dos componentes de uma mistura,. Ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve.
Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa seqüência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.
Alguns dos métodos de separação são tão comuns que nem pensamos neles como processos de separação, por exemplo, a "escolha" dos grãos de feijão (catação) e a separação de amendoim torrado das suas cascas (ventilação), ou ainda as máquinas existentes em bancos, as quais separam as moedas em função de seus tamanhos (tamisação). Esse processo é também usado para separar laranjas em diferentes tamanhos ou quando usamos uma peneira.
1. Clique no link: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_zanzan.htm e faça o que pede na animação.
2. Clique no link: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_revisandoaaula.htm e faça o que se pede na animação.
3. Assista ao vídeo clicando em cima do mesmo (abaixo):
Responda as seguintes perguntas em seu caderno:
1 – De acordo com o vídeo, como removemos as impurezas da água do mar?
2 – Como se separa o sal da água do mar nas salinas?3- Explique o processo de obtenção do sal em escala industrial.4-Quais os processos de separação de misturas que estão envolvidos diretamente com a obtenção do sal?5- Explique como ocorre o processo de filtração.6- Descreva o processo de destilação.7- Para separar uma mistura de água e areia, qual processo de separação de misturas é mais adequado? Justifique a sua resposta.
Esta atividade deverá ser entregue!Após responda as questões das páginas 41, 42, 45, 46 e 47 em seu caderno! (Não é necessário copiar as perguntas, mas deverão estuda-las e colocar as respectivas respostas. Será apenas tiradas as dúvidas desse estudo)!