De acordo com informações do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – Sind-UTE/MG, o governador de Minas Gerais Antônio Anastasia (PSDB) adiou por tempo indeterminado a posse dos diretores de escolas estaduais, prevista para 1º agosto. Um terço das escolas de todo o estado teve os quadros renovados, com diretores indicados pela comunidade.
Para Aurívio Veiga, coordenador de políticas públicas do Sind-UTE/Araguari, a atitude demonstra a fala de compromisso do governador com a Educação. “Quando ele liberou a resolução da eleição, estava prevista uma prova, depois um cronograma de quem iria coordenar a eleição, a apresentação de chapas, tempo para recurso, enfim, ele quem decidiu a data para a posse. Que governo é esse que propõe e não cumpre o que ele mesmo propôs?”, indagou.
Cerca de 60 a 70% dos desvios de dinheiro público no Brasil ocorrem nas áreas da saúde e da educação, segundo dados da Advocacia da União. “Essa é a nossa discussão; surpreendemos-nos com essas informações enquanto estávamos em uma assembleia do sindicato em Belo Horizonte. Vemos que não há compromisso com a educação,” ressaltou o coordenador.
Segundo o representante do sindicato, a demora pode prejudicar o ambiente escolar. “Aqueles que disputaram com quem está no cargo, terão que esperar. Todo sentimento de mudança que tomava conta das escolas será interrompido. Isso irá gerar um conflito,” expôs. |