Visita a Fazenda do Chavasca em Antônio Dias - MG
No dia 12/06/2013 a turma 2ºM-10 fez um passeio a Fazenda do Chavasca, acompanhados com a professora de história Aparecida Castro e a professora de Geografia Léia Aparecida.
O objetivo desta visita foi conhecer como era a vida dos escravos, onde trabalhavam, como viviam.
A fazenda pertencia a família Brito. Na casa onde eles viviam existe móveis que era do século XVIII e são conservados até hoje.
Os alunos conheceram o engenho onde era produzido o açúcar, o fubá, a senzala onde os escravos após terminarem o seu trabalho ficavam. Existe até hoje as correntes que os proprietários da fazenda acorrentavam os seus empregados. Lá também existe o lugar onde as Sinhazinhas encontravam seus namorados.
A escravidão na Fazenda do Chavasca acabou no século XIX no ano de 1968.
Foi um passeio proveitoso onde alunos e professores conheceram um pouco da história de Antônio Dias nos séculos passados.
quinta-feira, 13 de junho de 2013
terça-feira, 11 de junho de 2013
II ARRAIA DO FELISLETRO
Dia 29 de Junho a partir das 18:30 horas, acontecerá na Praça da Blíbia a segunda festa junina unificada, 'O II Arraiá do Felisletro'.
É isto mesmo cumpade, chama a cumade que o bicho vai pegar!!!
É isto mesmo cumpade, chama a cumade que o bicho vai pegar!!!
O coroné covidou o Inhô Chico e cumbinaram de se encontrar na praça no maior e mior arraiá de Antoin Dias.
Venham conferir!!!
PROJETO HORTA ESCOLAR
Tendo em vista a busca de parceiros para manutenção
do Projeto Escola Sustentável intitulado Horta Escolar, viemos solicitar o
apoio da sociedade Escolar Antoniodiense aqui representada por funcionários da
Escola, pais e entidades de nossa cidade com a doação de produtos tais como:
Estacas de eucaliptos;
Tela, arame
farpado e grampos;
Sementes de hortaliças e legumes;
Estercos;
Ferramentas de jardinagem ( enxada, pás, rastelo,
enxadões e outros);
Regadores;
Mangueiras.
Desde já agradecemos
segunda-feira, 10 de junho de 2013
XIII Encontro das Águas na Lagoa Teobaldo em Antônio Dias, MG - Serra do Cocais
O 13º Encontro Anual das Águas da Lagoa do Teobaldo, em comemoração ao dia mundial do Meio Ambiente, será realizado dia 15 de junho.
O encontro na lagoa será bem organizado. O evento foi realizado pela Associação dos Amigos da Lagoa Teobaldo (AALT) e CENIBRA, apoiado pela Copasa, Rede Ambiental Verde Viva, rádio Integração FM, Secretaria Municipal de Educação de Antônio Dias, 12ª Cia INDIMAT, IEF-PERD, CNBLOG entre outros.
A Escola Estadual Professor Letro estará presente, como de costume. Desta vez representada pelos alunos do 6M1 e alunos do Projeto Horta Escolar, acompanhados pelo Vice-diretor Darci Teixeira de Souza.
Os alunos participarão de um concurso de redação promovido pela Cenibra em parceria com a Escola, além do mais todos estão empolgados com a oportunidade de conhecer a beleza da Lagoa e seus mirantes.
IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA DA REGIÃO
O homem, os animais, as plantas não vivem sem a água. Ela é muito importante também para nossa saúde e para a produção de alimentos. A Lagoa do Teobaldo produz a água, que descendo da montanha vai alimentar o Córrego Santana, depois o Ribeirão Severo, até desaguar no Rio Piracicaba, perto da Usina de Sá Carvalho. Portanto, a Lagoa é importante para a sobrevivência de dezenas de famílias e para suas atividades de agricultura e pecuária.
IMPORTÂNCIA PARA A COMUNIDADE LOCAL
A Lagoa é a única área de lazer e recreação para a população local, principalmente a pesca, embora ela ainda desfrute pouco deste benefício. Os moradores mais antigos têm uma ligação afetiva forte com a Lagoa, que vem de décadas atrás, quando se celebrava, nas suas margens, uma missa anual. A primeira delas foi realizada no dia 18 de julho de 1936 pelo Bispo de Mariana, Dom Helvécio de Oliveira, que alí ergueu um cruzeiro de madeira, ainda hoje lá presente, com a data marcada a ferro na braúna. Anos depois, em 1944, D. Helvécio desempenhou papel fundamental na criação do Parque Estadual do Rio Doce. Por esta razão a principal lagoa do Parque leva seu nome.
IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE DA REGIÃO
Dentro do Parque Estadual do Rio Doce e no seu entorno, perto do Vale do Aço, existe mais de uma centena de lagoas naturais, todas localizadas a altitudes variando de 200 a 300 metros. A Lagoa do Teobaldo é uma verdadeira caixa dágua da natureza, sendo o maior reservatório natural de água em região montanhosa de toda a Bacia do Rio Piracicaba. Por sua originalidade e características específicas, ela possui um valor ambiental inestimável, desempenhando funções ecológicas importantes, tais como :
. Fonte produtora de água limpa, pois é muito bem servida pelas chuvas devido a sua altitude. Assim, ela coleta e armazena a água que vai ter usos variados na região.
. Reserva de nossa biodiversidade ou seja, ela é a morada de milhares de seres vivos da fauna e flora aquáticas
. Fonte de água que mata a sede e serve de refúgio para centenas de aves, pássaros, mamíferos, anfíbios e répteis.
. Espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental, principalmente para estudantes, mas também para professores.
Assinar:
Postagens (Atom)