A Unidade Ambiental Peti
|
Barragem velha de Peti |
Essa unidade foi inaugurada por iniciativa da CEMIG, em 1983, para se tornar um centro de pesquisas da fauna e flora nativas.
Situada nos municípios de Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo, é considerada uma área de transição importante, por se localizar no contraforte ocidental da serra do Espinhaço, zona limítrofe entre a Mata Atlântica e o Cerrado.
Com 606 ha, a Unidade Ambiental Peti é banhada pelo rio Santa Bárbara (bacia do rio Doce) e possui dentro de seus limites mais quatro córregos.
Os Estudos de Fauna e Flora
Além dos objetivos científicos, a Unidade Ambiental Peti tem contribuído para a formação acadêmica, através de convênios com centros de pesquisa e universidades . Durante dois anos, foi realizado um completo inventário ambiental da região, com estudos detalhados sobre a fauna, a botânica e a limnologia.
Projeto Trilha para Portadores de Deficiências Visuais
Dentro do Programa de Educação Ambiental da Cemig, foi elaborado um projeto de visitas para grupos de portadores de deficiências visuais à Usina de Peti, em São Gonçalo do Rio Abaixo. Foi preparada uma trilha interpretativa, com cordas e placas em “braile”, que possibilitam a locomoção dos visitantes portadores de deficiência visual com independência. Dessa forma, o estudante portador de deficiência, pode perceber que a trilha é totalmente segura e vai, aos poucos, perdendo o medo e se entregando a essa deliciosa aventura de aprender em um ambiente planejado exclusivamente para ele. No passeio, o portador adquire conhecimentos práticos sobre o meio ambiente por meio da vivência.
Visitantes
Alunos da Escola Estadual Professor Letro visitarão Peti na última semana de outubro.
Para que isto ocorra a Escola desenvolverá um projeto voltado para a reciclagem e a preservação ao meio-ambiente. Serão três viagens, um prêmio ao bom comportamento dos alunos nota 10 em Educação e Respeito.