sábado, 30 de abril de 2011

Primeira escola verde do Brasil


Previsto para ser inaugurado no próximo dia 07, o Colégio Estadual Erich Walter, localizado em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, foi escolhido para ser o piloto da Escola Padrão Verde da América Latina. O projeto, que conta com painéis solares, área para reciclagem, reaproveitamento de água da chuva e pen-drives no lugar dos cadernos, foi desenvolvido pelos arquitetos da Arktos - Arquitetura Sustentável, Maria José De Mello Gerolimich e Rafael Tavares de Albuquerque.
A escola é a primeira a conseguir certificação LEED Schools (sigla em inglês para liderança em energia e design ambiental), própria para escolas com projeto sustentável. Apenas 120 escolas no mundo obtiveram essa certificação. Dessas, 118 ficam nos EUA, 1 na Noruega e outra em Bali.
O projeto, desenvolvido com base nos aspectos da sustentabilidade, promove uma ação inovadora e educadora, já que o prédio passa a ser também formador de cidadãos conscientes. A escola tem o formato de um catavento, que como o próprio nome sugere, "cata" o vento e promove através da exaustão do ar quente, inclusive promovendo a iluminação natural durante todo o dia, que faz com que o consumo de energia de luz seja reduzido.
A escola é, também, totalmente adaptada para receber alunos com necessidades especiais. A concepção contempla desde a estrutura do prédio, onde as partes podem mudar de lugar facilitando a construção em qualquer tipo de terreno, até as características mais fundamentais como portas mais largas, pisos táteis, rampas com pouca inclinação e inscrições em braile.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mobilização reivindica educação de qualidade


I009703.JPG


IPATINGA – Durante toda a semana, os educadores do município realizaram diversas atividades
 conta da Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. A iniciativa, que este ano 
tem como tema “A educação quer mais”, ocorre em todo o território nacional até esta sexta-feira (29).
 Os professores
 da rede municipal promoveram aulas nas praças da cidade, além de panfletarem 
nas
 ruas, explicitando 
as principais reivindicações da categoria por uma educação com mais qualidade.




Acesso: 29/04/2011

DILMA: BRASIL SEM MISÉRIA VAI INTEGRAR NOVOS E ANTIGOS PROGRAMAS


 Em pronunciamento realizado na noite desta sexta-feira, em rede nacional, a presidente Dilma Roussef anunciou, para semana que vem, o lançamento do programa Brasil Sem Miséria. Sem especificar ações concretas, a presidente prometeu "integrar novos e antigos programas sociais" contra a miséria no País. A declaração foi dada por causa do Dia do Trabalho, comemorado no domingo, 1º de maio.
Dilma ainda afirmou que o novo programa irá ampliar recursos e oportunidades, além de "mobilizar todos os setores da sociedade para a luta decisiva para acabar com a pobreza extrema" no Brasil.
A presidente ainda exaltou a grandeza do País, mas reconheceu que o Brasil será "verdadeiramente rico e feliz", quando não houver mais pobreza e "com as famílias podendo subir na vida". " O Brasil vai realizar esse grande sonho coletivo e ele vai concretizar o sonho de milhões de brasileiros que ainda esperam por uma chance na margem do caminho", afirmou a presidente.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Escolas de Minas' divulga as seis escolas que mais se destacaram na conservação das bibliotecas

Ação que valoriza a conservação da rede física das escolas estaduais contou com participação de mais de 200 escolas mineiras
As bibliotecas das escolas estaduais mineiras vão ganhar espaço no site da Secretaria de Estado de Educação ao longo do mês de maio. O ‘Escolas de Minas’, iniciativa que valoriza a preservação da rede física, divulga hoje o resultado da sua primeira etapa, em 2011. Ao longo do mês de março e abril, escolas da rede estadual enviaram fotos que demonstram a conservação do espaço das bibliotecas. Mais de 200 escolas participaram da primeira etapa e uma comissão formada por representantes da Secretaria selecionou, a partir da análise das fotos, as seis bibliotecas mais bem cuidadas do Estado. As fotos desses espaços vão integrar o layout do site da SEE ao longo do mês.
fonte:<https://www.educacao.mg.gov.br/>
Acesso: 28/04/2011

Pronatec: governo federal lança programa de ensino técnico com criação de mais 120 escolas

O governo federal deve criar mais 120 escolas técnicas -- essa é uma das ações do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego), que será lançado na tarde desta quitna-feira (28) pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
Segundo o MEC (Ministério da Educação), a rede contará com 600 unidades federais no total, administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. A estimativa é que sejam atendidos 600 mil estudantes no país.
A intenção do programa -- um misto de Prouni (programa federal de bolsas universitárias) e Fies (programa de financiamento) -- é "expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores". Deve haver oferta de financiamento e de bolsas de estudos para essa modalidade de ensino.

Ensino médio em paralelo ao ensino profissional

O Pronatec vai abarcar também o programa Brasil Profissionalizado, em que as redes estaduais de ensino receberão recursos para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores. O objetivo é a ampliação das redes estaduais e da quantidade de vagas nessa modalidade de ensino.
Também está nos planos ampliar a rede de EAD (educação a distância) de ensino técnico, a E-Tec (Escola Técnica Aberta do Brasil). Segundo o MEC, a previsão é alcançar 263 mil estudantes em 2014 -- em 2010 a E-Tec atendeu cerca de 29 mil estudantes.

Fies do ensino médio

O mesmo projeto de lei que cria o Pronatec deve ampliar o alcance do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), que passa a chamar-se Fundo de Financiamento Estudantil, com a mesma sigla. Assim, o fundo poderá prover mais duas linhas de crédito, sendo uma para estudantes egressos do ensino médio, outra para empresas que desejem formar seus funcionários em escolas privadas habilitadas pelo MEC ou no Sistema S. O funcionamento é similar ao do Fies do ensino superior, porém com 18 meses de carência e seis vezes o tempo do curso, mais 12 meses para pagamento.
Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto de lei será agora encaminhado ao Congresso Nacional, onde tramitará em regime de urgência.
fonte: <http://educacao.uol.com.br/ultnot/2011/04/28/pronatec-governo-federal-lanca-programa-de-ensino-tecnico-com-criacao-de-mais-120-escolas.jhtm>
acessado: 28/04/2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Frequência mínima nas escolas pode ir para 80%

Em decisão terminativa, a Comissão de Educação elevou os atuais 75%, embora o projeto determinasse 85% do total de horas letivas a serem cumpridas na educação básica


Crianças estudam inglês em escola de Brasília: diversificação aumenta presença
A frequência mínima para aprovação dos alunos da educação básica deverá subir dos atuais 75% para 80% do total de horas letivas. A elevação consta de projeto de lei (PLS 385/07) do então senador Wilson Matos aprovado em decisão terminativa pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Para continuar lendo acesse: <http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/noticia.asp?codEditoria=22&dataEdicaoVer=20110427&dataEdicaoAtual=20110427&nomeEditoria=Comiss%C3%B5es&codNoticia=105554>

Geometria divertida

[Imagem+244.jpg]
Um desafio ao professor inovador:

Monte uma exposição de geometria no dia 06/05 em sua escola.
Dia 06/05 é dia nacional da Matemática. Seus alunos ficarão empolgados e intusiasmados com a descoberta do lado prático e encantador da geometria.

Aplicando jogos matemáticos em sala de aula

O currículo proposto pelo CBC não deve ser encarado pelo professor como algo a ser comprido a risca ou como um montante de conteúdos que devem ser aplicados a qualquer custo, sem possibilidade de mudanças. O educador deve estar atento ao que o currículo oferece e tentar evoluí-lo, acrescentar a ele recursos que possam facilitar e aprimorar o aprendizado do aluno. É aí que os jogos matemáticos entram. 

Os jogos matemáticos não são as únicas formas lúdicas de trabalhar um conteúdo ou de evoluir o currículo, mas é uma das mais bem aceitas pelos alunos. A escolha de um jogo não deve ser aleatória, é necessário selecionar um conteúdo, relacionar conceitos, pensar em matérias, estudar contextos, observar os alunos e refletir sobre a eficácia do que é proposto. Com certeza, aplicar um jogo matemático que tenha relação direta com um conteúdo é muito trabalhoso, mas a resposta dos alunos é mais satisfatória do que a tradicional aula quadro e giz. 

Depois que o professor passou por todas as fases citadas acima e escolheu um jogo para os seus alunos, ele deve ter em mente que esse jogo deve ser um fator motivador para que eles consigam entender o verdadeiro significado de alguns termos e conceitos matemáticos. O professor deve estar se perguntando como que o jogo vai fazer com que o aluno entenda melhor conceitos matemáticos? 

Tudo começa na conscientização do professor de que: 
• é importante aplicar na sala de aula o lúdico, tornar a educação matemática algo acessível não só dentro de sala de aula, mas no cotidiano do nosso aluno. 
• e devemos também tomar consciência de que não será no primeiro jogo aplicado que os alunos irão identificar o que fazer quando lhe é apresentado um jogo curricular e nem irá conseguir organizar mentalmente as fazes que deverá percorrer, tudo é um processo. 
Para que as aplicações dos jogos curriculares sejam positivas, esses devem fazer parte da estratégia pedagógica do professor durante todo o ano letivo, não deve ser trabalhado aleatoriamente e ao aplicá-lo deve dar ao aluno a oportunidade de comunicar, interagir para que formulem as suas próprias opiniões. 

A interação, a comunicação com outros colegas tornará a linguagem cotidiana e a linguagem matemática uma ponte de diálogo entre os alunos e entre eles e o professor. A comunicação entre eles, a identificação, a relação do jogo com o conteúdo matemático tornará mais fácil e acessível a compreensão dos pontos importantes para uma perfeita comunicação matemática que são: 
• Compreender enunciados orais e escritos. 
• Exprimir oralmente e por escrito enunciados de problemas e conclusões. 
• Utilizar a nomenclatura adequada. 
• Interpretar e utilizar representações matemáticas. 
• Transcrever mensagens matemáticas da língua materna para a linguagem simbólica e vice-versa. 

Durante a aplicação do jogo o professor deve estar atento às reações dos alunos, se realmente estão mentalmente envolvidos, se conseguem identificar e interpretar as regras, se estão superando as dificuldades ou procurando uma estratégia. Esses são pontos identificadores para o professor avaliar se realmente o jogo aplicado está sendo aceito. 

O jogo deve ser visto pelo professor como uma das várias estratégias pedagógicas e o sucesso da sua aplicação está diretamente ligado ao planejamento (como o conteúdo será abordado). 

O professor deve estar sempre atento às novas formas de ensino, sempre focando o ensino na realidade de vida e aprendizado do seu aluno.
Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

terça-feira, 26 de abril de 2011

Olá pessoal, já estão preparando o concurso para os cargos da educação de MG; deve acontecer ainda este ano.


Finanças para a realização de concurso público
, visando ao provimento de cargos efetivos,

RESOLVE:

Art. 1º Constituir comissão especial encarregada de promover o acompanhamento,

operacionalização e supervisão, em conjunto com a Diretoria de Provisão da Secretaria de

Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG –, de concurso público destinado ao provimento

de cargos das carreiras de Professor de Educação Básica (Anos Iniciais do Ensino Fundamental,

Arte/Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa,

Língua Estrangeira Moderna Inglês, Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Matemática, Química e Sociologia),

Especialista em Educação Básica (Orientador Educacional e Supervisor Pedagógico),

Assistente Técnico de Educação Básica, Assistente Técnico Educacional, Analista Educacional e Analista Educacional/Inspetor Escolar, do quadro de pessoal desta Secretaria, composta pelos seguintes servidores:

Valéria Alves de Carvalho Emediato – MaSP 443230-8;

Erika Silva Medeiros – MaSP 458108-8;

Denise Cristina Pires – MaSP 375847-1.

Art. 2º Fica designada para presidir a comissão a servidora Valéria Alves de Carvalho Emediato,

MaSP 443230-8, que, em caso de impedimento, será substituída pela servidora Erika Silva Medeiros, MaSP 458108-8.

Art. 3º Homologado o concurso público, esta comissão se extinguirá automaticamente.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, em Belo Horizonte,

aos 08 de abril de 2011.

(a) ANA LÚCIA ALMEIDA GAZZOLA

Secretária de Estado de Educação

Projeto prevê punição para alunos que derespeitarem professores

Finalmente alguém se preocupou com o desrespeito dentro de uma escola. Atualmente, um professor é agredido verbalmente e até fisicamente (absurdo, mais acontece muito) e o jovem não sofre nenhuma penalidade, ou seja, desde criança aprende que pode fazer tudo e nada acontece. Nossas leis não garantem nenhuma segurança, quem acaba preso são as pessoas honestas; na sua própria casa, tendo que colocar alarmes, grades nas janelas, muros altos, câmeras, cachorros bravos, etc... Então eu penso, para onde vai o imposto que pagamos!


Vejam esta reportagem que sai no portal terra:

Um projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados prevê punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento nas instituições de ensino. Clique aqui e veja a notícia completa..

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Números ordinais

 Aos alunos dos 7º anos:

1º primeiro                                                                                30º trigésimo
2º segundo                                                                                40º quadragésimo
3º terceiro                                                                                  50º quinquagésimo
4º quarto                                                                                    60º sexagésimo
5º quinto                                                                                    70º septuagésimo
6º sexto                                                                                      80º octogésimo
7º sétimo                                                                                    90º nonagésimo
8º oitavo                                                                                      100º centésimo
9º nono                                                                                        200º ducentésimo
10º décimo                                                                                  300º tricentésimo ou trecentésimo
11º undécimo ou décimo primeiro                                        400º quadringentésimo
12º duodécimo ou décimo segundo                                     500º quingentésimo
13º tredécimo ou décimo terceiro                                          600º sexcentésimo ou seiscentésimo
14º décimo quarto                                                                      700º septingentésimo
15º décimo quinto                                                                       800º octingentésimo
16º décimo sexto                                                                         900º noningentésimo ou nongentésimo
17º décimo sétimo                                                                       1000º milésimo
18º décimo oitavo                                                                        2000º segundo milésimo
19º décimo nono                                                                          3000º terceiro milésimo
20º vigésimo                                                                                 1000000º milionésimo
                                                                                                         2000000º segundo milionésimo

Quando forem ler a potência  2²²² , deverão considerar base igual a 2 e exponte 222.
2²²² ---> Dois elevado ducentésima vigésima segunda potência .

domingo, 24 de abril de 2011

Trabalhos manuais ajudam estudantes a entender melhor a matemática


O ensino de matemática pode ir muito além da simples memorização de fórmulas e resolução de equações no caderno. Que o diga a professora Maria Helena de Paula Resende, da Escola Estadual Marechal Castelo Branco, em Uberlândia. Para tornar a matemática mais atrativa a seus estudantes, a professora abusa da criatividade e dos trabalhos práticos. Maria Helena leciona para estudantes do 6º ao 8º ano e para cada nova matéria ela inventa trabalhos de colagem, desenho e artesanato em geral para facilitar o aprendizado.

No estudo das medidas de massa, por exemplo, os estudantes tiveram que confeccionar tabelas coloridas para fixar as unidades de medida. Quando estudaram os sólidos geométricos, os alunos fizeram maquetes utilizando as formas que aprenderam. “Eu gosto muito de desenhar, então tento propor trabalhos bem visuais e assim vou explicando a importância da matemática no dia-a-dia. Dessa forma eu vou ligando o conteúdo aos trabalhos práticos que eles fizeram. O resultado é um interesse maior pela matéria”, explicou Maria Helena.
Uma das matérias que mais fez sucesso entre os alunos foi o estudo da equação e inequação. Antes de introduzir qualquer fórmula, Maria Helena propôs a criação de uma balança feita com materiais recicláveis. O objetivo era entender como uma equação pode se equilibrar. “Eu vi num livro a utilização da balança para explicar essa matéria e resolvi fazer na prática. Quando os pratos estão na mesma altura significa que a equação está equilibrada, se o prato pende para um lado é uma inequação, pois não há equilíbrio. Eles acharam muito mais fácil de entender”, contou a professora.
Converse com o seu professor. Incentive ele a desenvolver jogos matemáticos e exposições. Trabalhos criativos cativam os alunos.

Mudança de lotação e remoção do servidor


Publicada instrução que define critérios para processo de mudança de lotação e remoção do servidor

Qui, 21 de Abril de 2011 11:36
Documento aponta o procedimento para que o servidor protocole pedido de movimentação
A Secretaria de Estado de Educação publicou hoje no Diário Oficial a Instrução nº 01, de 2011, que define os procedimentos para a mudança de lotação e remoção, a pedido, do professor, do especialista, do analista educacional e do inspetor escolar. O documento estabelece um cronograma para o processo de remoção e movimentação, aponta os documentos necessários e explica como se dará o processo de classificação dos candidatos. Outro ponto do documento é que os servidores efetivados, nos termos da LC nº 100/2007 também poderão concorrer às vagas levantadas pelas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) para fins de movimentação.

Eleição para diretores nas escolas estaduais de Minas Gerais


Está aberta a inscrição para o cargo de diretor escolar, nas escolas estaduais de Minas Gerais.
Aos candidatos, desejo boa  boa sorte.
À comunidade escolar recomendo que tenha um bom critério na escolha.
Escola é como uma cidade. Se o dirigente não for de tudo competente, capaz de equilibrar a burocracia e o trabalho real, disposto a perder noites de sono, ela vira um caos. Portanto escolha alguém que realmente seja um amante da educação e ao mesmo tempo, tenha a capacidade de gerenciar conflitos.
Segue abaixo as instruções retiradas do site da educação:  
Acesse a Resolução SEE Nº 1812Manual de Orientação e os formulários para indicação de candidatos ao cargo de Diretor e à função de Vice-diretor de Escola Estadual de Minas Gerais.